Auditoria aponta irregularidades na Educação de Lauro de Freitas

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) multou a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), em R$ 2 mil por irregularidades na aplicação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2020. Entre os problemas apontados estão o pagamento de salários abaixo do piso nacional a profissionais da educação básica, a falta de estrutura para garantir 90% dos professores em cargos efetivos (Meta 18 do PNE) e a baixa proporção de professores com pós-graduação, inferior a 50%, descumprindo a Meta 16 do PNE.
Também foi constatada a ausência de formação continuada para os profissionais da educação. O TCM recomendou a atualização do plano de carreira dos professores para assegurar o pagamento do piso salarial nacional, além da realização de concursos públicos para reduzir o número de contratos temporários, que atualmente ultrapassam o limite de 10% do total de professores.
A gestora tem a possibilidade de recorrer da decisão.
Comentários
Postar um comentário
Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog ItingaTV. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.